A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


18 de jan. de 2012

Didático - Uirateonteon

Uirateonteon – Medicina Aeronáutica

O Dr. José Eduardo Helfenstein, reconhecido pela sua atuação junto a empresas aéreas e recomendado pela coordenação de SEP, reuniu em sua obra, tópicos como:
- Transporte de passageiros doentes
- Primeiros socorros e emergências
- Medicamentos proibidos para aeronautas e pilotos
- Problemas e sugestões
- Doenças comuns aos aeronautas
- Critérios para a seleção médica

Indicado não somente para os profissionais do meio aeronáutico, do ar e da terra, mas também para qualquer pessoa que utilize a aviação como meio de transporte e deseja ter conhecimento sobre as possibilidades e recomendações de uma viagem segura.
Uirateonteon é um pássaro imaginário, que para chegar ao seu destino, precisa fazer vários pousos e decolagens, como o avião e helicóptero.

 
Autor: José Eduardo Helfenstein                                                           
Editos: ASA                                              
Páginas: 192

Romance - O Último Jurado

O Último Jurado

É início dos anos 70 e os negros ocupam cada vez mais espaço nos Estados racisatas e conservadores do Sul dos Estados Unidos, como o Mississipi. O jovem Willie Traynor, nova-iorquino de 23 anos, assume o jornal local, o The Ford County Times, ávido por histórias de crimes e suspenses capazes de aumentar a tiragem do periódico.
Um crime acontece logo no início da narrativa. Uma jovem mãe é brutalmente estuprada e assassinada na frente dos filhos por um membro da notória família Padgitt. Willie Traynor noticia todos os detalhes macabros e seu jornal começa a prosperar. Filho de uma tradicional família da região o assassino Danny Padgitt é julgado num tribunal lotado e prometeu vingança aos jurados se eles o condenassem. Condenado a prisão perpétua, Padgitt é solto 9 nos depois, quando ganha a liberdade condicional. Ele volta, então, para o condado de Ford e começa a retaliação.
Em meio a essa tragédia Willie faz amizade com a família Ruffin, moradores de Lownton, bairro onde residem os negros da cidade e onde a realidade da segregação racial era bem nítida. Callie e Esaú Ruffin criaram 8 filhos, sendo que 7 deles tinham PHD. Os Ruffin se tornaram uma família para Willie, que começou a escrever a história deles e iniciou uma série de reportagens sobre as pessoas da cidade e suas trajetórias.
Os desdobramentos da condenação de Danny Padgitt, o efeito que o tempo tem na memória das pessoas, as grandes lojas de departamento que chegam para concorrer com o pequeno comércio local... Tudo isso acompanha a história de maneira ordenada e coerente. O autor investiu mais nos laços criados com Callie Ruffin do que no arsenal de ilegalidades no qual os Padgitts estavam submersos. Mas por alguma razão depois que você começa a ler, existe uma necessidade de saber mais e mais sobre o que ocorre com os jurados, com os comerciantes locais, com a família Ruffin e até mesmo com os Padgitts.

Autor: John Grisham
Editora: Rocca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance                                      
Páginas: 396

17 de jan. de 2012

Documentário - O Triângulo das Bermudas

 
O Triângulo das Bermudas

Inúmeras são as teorias e as hipóteses levantadas para explicar tantos desaparecimentos misteriosos. Navio, pessoas, aviões e objetos passam para outra dimensão. Através de testemunhas que sobreviveram, o autor trabalha com algumas hipóteses. O Triângulo das Bermudas, também conhecido como Triângulo do Diabo, está localizado no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale (Flórida) e a Bahamas.
Uma das possíveis explicações para os fenômenos dos desaparecimentos são os distúrbios que essa região passa no campo magnético da terra. Um dos casos mais famosos é o chamado Vôo 19. Os primeiros relatos mais sistemáticos começaram a ocorrer entre 1945 e 1950. Howard Rosenberg confirma que em 1973 a Guarda Costeira dos EUA respondeu a mais de 8.000 pedidos de ajuda na área e que mais de 50 navios e 20 aviões se perderam na zona durante o último século.
Muitas teorias foram dadas para explicar o mistério dos aviões e navios desaparecidos: extraterrestres, resíduos de cristais da Atlântida, humanos com armas antigravidade ou outras tecnologias esquisitas, vórtices da quarta dimensão estão entre os favoritos dos escritores de fantasias. Campos magnéticos estranhos, gás metano do fundo do oceano, são os favoritos dos mais técnicos. O tempo (tempestades, furacões, tsunamis, terremotos, ondas, correntes) e outras causas naturais e humanas são favoritos entre os investigadores céticos.

1º Obra publicada sobre os desaparecimentos – 1950 – por E.V.W Jones, jornalista que deu o nome a esta área de Triângulo do Diabo.
2º Publicação – 1952 – George X. Sand publicou um artigo na Revista do Destino
3º Publicação – 1964 – Vicent Gaddis – Criou o termo Triângulo das Bermudas em um artigo para a revista Argosy. Um ano depois publicou o livro “Horizontes Invisíveis: os verdadeiros mitos do mar”

Dez anos depois, em 1974, que o mistério tornou-se mito, através de Charles Berlitz e o seu livro “O Triângulo das Bermudas”. Foi depois da publicação deste livro que os eventos foram conhecidos através da imprensa de forma mais abrangente. Após acharem a cabeça de um homem no mar, todos afirmaram que havia coisas sobrenaturais.
Charles Berlitz atribuiu os desaparecimentos como uma anomalia ou forças inexplicáveis.

Possíveis explicações:

  • Anomalias no campo eletromagnético da terra
  • Restos de cristais da Atlântida, o continente perdido.
  • Teoria conspiratória forjada para desenvolver relações no mundo da Guerra Fria
  • Alienígenas
  • Monstros marinhos
  • Redemoinhos gigantes
  • Manipulação de Radioatividade

No livro Charles Berlitz relata depoimentos de sobreviventes sobre suas experiências, o que viram e ouviram.

  • 1840 - Rosalie - embarcação francesa encontrada meses após o seu desaparecimento, na área do Triângulo das Bermudas, navegando com as velas recolhidas, a carga intacta, porém sem vestígios de sua tripulação.
  • 1880 - Atlanta - Fragata britânica, desapareceu em Janeiro, com 290 pessoas a bordo.
  • 1902 - Freya - embarcação alemã, ficou um dia desaparecida. Saiu de Manzanillo, em Cuba no dia 3 de outubro. Foi encontrada no dia seguinte, no mesmo local de onde havia saído, porém sem nenhuma pessoa a bordo: todos os tripulantes desapareceram.
  • 1909 - The Spray - pequeno iate do aventureiro canadense Joshua Slocum, que desapareceu nesta área.
  • 1917 - SS Timandra - embarcação que iria para Buenos Aires que tinha partido de Norfolk (Virgínia) com uma carga de carvão, e uma tripulação de 21 passageiros. Não emitiu nenhum sinal de rádio.
  • 1918 - Cyclops - embarcação carregada com 19.000 toneladas de aprovisionamentos para a Marinha Norte-americana, com 309 pessoas a bordo. Desapareceu a 4 de março em mar calmo, sem emitir aviso, mesmo dispondo de rádio.
  • 1921 - Carroll. A. Deering - cargueiro que afundou no cabo Hatteras, cerca de 1000 km a oeste das ilhas Bermudas.
  • 1925 - Raifuku Maru - embarcação que afundou em uma tempestade a cerca de 1000 km ao norte das ilhas Bermudas.
  • 1925 - Cotopaxi - embarcação desaparecida próximo a Cuba.
  • 1926 - SS Suduffco - embarcação que afundou em um furacão no triângulo.
  • 1931 - Stavenger - cargueiro desaparecido com 43 homens a bordo.
  • 1932 - John and Mary - embarcação desaparecida em Abril. Foi encontrada posteriormente à deriva, a cerca de 80 quilômetros das ilhas Bermudas.
  • 1938 - Anglo-Australian - embarcação desaparecida em Março, com uma tripulação de 39 homens. Pediu socorro quando estava próxima ao Arquipélago dos Açores.
  • 1940 - Gloria Colite - embarcação desaparecida em Fevereiro. Foi encontrada com tudo intacto, mas sem a tripulação.
  • 1942 - Surcouf - submarino francês que foi atacado pelo cargueiro norte-americano Thompson Lykes perto do Canal do Panamá, cerca de 1800 km do triângulo
  • 1944 - Rubicon - cargueiro cubano desaparecido em 22 de outubro. Foi encontrado mais tarde pela Guarda Costeira Norte-americana próximo à costa da Flórida.
  • 1945 - Super Constellation - aeronave da Marinha Norte-americana desaparecida em 30 de Outubro, com 42 pessoas a bordo.
  • 1945 - Voo 19 ou Missão 19 ("Flight 19") - esquadrilha de cinco aviões TBF Avenger, desaparecida em 5 de Dezembro.
  • 1945 - Martin Mariner - hidroavião enviado na busca do Vôo 19, também desapareceu em 5 de dezembro, após 20 minutos de vôo, com 13 tripulantes a bordo.
  • 1947 - C-54 - aeronave do Exército dos Estados Unidos, jamais foi encontrado.
  • 1948 - DC-3 - aeronave comercial, desaparecida em 28 de dezembro, com 32 passageiros.
  • 1948 - Tudor IV Star Tiger - aeronave que desapareceu com 31 passageiros.
  • 1948 - SS Samkey - embarcação que afundou a 4200 km a nordeste do triângulo e a 200 km a nordeste dos Açores.
  • 1949 - Tudor IV Star Ariel - aeronave que desapareceu no triângulo.
  • 1950 - Sandra - cargueiro transportando inseticida, desapareceu em Junho e jamais foi encontrado.
  • 1950 - Globemater - Avião desaparecido em março. Era um avião comercial dos Estados Unidos.
  • 1952 - York- Avião de transporte britânico. Desaparecido em 2 de fevereiro. Tinha 33 passageiros a bordo fora a tripulação. Sumiu ao norte do Triângulo das Bermudas.
  • 1954 - Lockheed Constelation - aeronave militar com 42 passageiros a bordo que desapareceu no triângulo.
  • 1955 - Connemara IV - Desapareceu em setembro e apareceu 640km distante das bermudas, também sem tripulação.
  • 1956 - Martin P-5M - Hidroavião desaparecido em 9 de novembro. Fazia a patrulha da costa dos Estados Unidos. Sumiu com 10 tripulantes a bordo nas proximidades do Triângulo das Bermudas.
  • 1957 - Chase YC-122 - Desaparecido em 11 de janeiro. Era um avião cargueiro com 4 passageiros a bordo.
  • 1962 - Um avião KB-50 desapareceu em 8 de janeiro. Tratava-se de um avião tanque das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Desapareceu quando cruzava o Triângulo.
  • 1963 - Marine Sulphur Queen - Cargueiro que desapareceu em fevereiro sem emitir nenhum pedido de socorro.
  • 1963 - Sno´boy - Desaparecido em 1º de Julho. Era um pesqueiro com 20 homens a bordo. Nunca foi encontrado.
  • 1963 - 2 Stratotankers KC-135 desapareceram em 28 de agosto. Eram 2 aviões de quatro motores cada, novos, a serviço das forças aéreas americanas. Iam em missão secreta para uma base no Atlântico, mas nunca chegaram no local.
  • 1963 - Cargomaster C-132 - Desaparecido em 22 de setembro perto das ilhas Açores.
  • 1965 - Flyng Boxcar C-119 - Desaparecido em 5 de junho. Era um avião comercial com 10 passageiros a bordo.
  • 1967 - Witccraft - Desaparecido em 24 de dezembro. Considerado um dos casos mais extraordinários do Triângulo. Tratava-se de uma embarcação que realizava cruzeiros marítimos. Estava amarrado a uma bóia em frente ao porto de Miami, Flórida, a cerca de 1600 metros do solo. Simplesmente desapareceu com sua equipe e um passageiro a bordo.
  • 1970 - Milton Latrides - cargueiro francês que partiu de Nova Orleans em direção à Cidade do Cabo. Levava uma carga de azeite vegetal e refrigerante. Afundou no triângulo em Abril.
  • 1973 - Anita - Desaparecido em março. Era um cargueiro de 20.000 toneladas que estava circulando próximo ao Triângulo com 32 tripulantes a bordo.
  • 1976 - Grand Zenith - petroleiro, afundou com pessoas e bens a bordo. Deixou uma grande mancha de petróleo que, pouco depois, também desapareceu.
  • 1976 - SS Sylvia L. Ossa - embarcação que afundou em um furacão a oeste das ilhas Bermudas.
  • 1978 - SS Hawarden Bridge - embarcação que foi encontrada abandonada no triângulo.
  • 1980 - SS Poet - embarcação que afundou em um furacão no triângulo. Transportava grãos para o Egito.
  • 1995 - Jamanic K - cargueiro que afundou no triângulo, depois de sair de Cap-Haïtien.
  • 1997 - Iate - É encontrado um iate alemão.
  • 1999 - Genesis - cargueiro que afundou depois de sair do porto de São Vicente; sua carga incluía 465 toneladas de tanques de água, tábuas, concreto e tijolos; informou de problemas com uma bomba um pouco antes de perder o contato. Foi realizada uma busca sem sucesso em uma área de 85.000 km² (33.000 milhas quadradas).
Outros eventos:
  • Um Cessna 172 é "caçado" por uma nuvem, o que resulta em funcionamento defeituoso de seus instrumentos, com conseqüente perda de posição e morte do piloto, como informaram os passageiros sobreviventes.
  • Um Beechcraft Bonanza voa para dentro de uma monstruosa nuvem cúmulo ao largo de Andros, perde o contato pelo rádio e logo recupera-o, quatro minutos depois, mas descobre que agora está sobre Miami, com mais vinte e cinco galões de gasolina do que deveria ter-quase exatamente a quantidade de gasolina que seria gasta pelo aparelho numa viagem Andros-Miami.
  • Um 727 da National Airlines fica sem radar durante dez minutos, tempo em que o piloto informa estar voando através de um leve nevoeiro. Na hora de aterrissar, descobre-se que todos os relógios a bordo e o cronômetro do avião perderam exatamente dez minutos, apesar de uma verificação da hora cerca de trinta minutos antes da aterrissagem.

Autor: Charles Berlitz                                                    
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 242

12 de jan. de 2012

Cristianismo - Quebrando o Código Da Vinci

 
Quebrando o Código Da Vinci

Depois de Dan Brown lançar o Código Da Vinci e criar grande polêmica em torno das figuras de Jesus e Maria Madalena, o professor Bock, especializado em Teologia do Novo Testamento, passou a ser procurado por programas de televisão, estudiosos, amigos e familiares que procuravam respostas racionais para toda aquela polêmica. Darrell então faz uma investigação histórica de todas as questões levantadas na obra de Dan Brown. Jesus foi realmente crucificado ou a verdade é que se casou e teve filhos? Quem foi de fato Maria Madalena? Qual a real interpretação dos quadros de Da Vinci como a Monalisa e a Santa Ceia? Darrell L. Bock ajudará a quebrar “O Código da Vinci”, mas preparem-se, há algumas surpresas interessantes e até alarmantes no caminho.

                                   
Autor: Darrell L. Bock
Editora: Novo Século                                                              
Categoria: Religião / Cristianismo
Páginas: 200







10 de jan. de 2012

Romance - A Cabana

A Cabana

Durante uma viagem de férias em família, a filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada.  Mesmo não havendo encontrado o corpo, foram encontradas evidência de que ela tenha sido assassinada em uma cabana abandonada. Quatro anos se passaram e a tristeza acompanhou a família e principalmente Mack esse tempo todo. Certo dia, Mack recebeu uma carta pelo correio. A carta pedia para que ele retornasse a cabana, suposto local do crime. A carta estava assinada por Deus. Desconfiado, achando que fosse uma cilada, decidiu esquecer o assunto, mas alguns dias depois, algo tocou-lhe o coração e ignorando qualquer risco que poderia correr, ele seguiu com destino ao local indicado na carta, o cenário de seu pior pesadelo. O que encontrou lá mudou sua vida para sempre. A Cabana invoca a pergunta: “Se Deus é tão poderoso, e cheio de amor, porque não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?” As respostas encontradas por Mack surpreenderão você em um encontro com Deus e a Santíssima Trindade.





Autor: Willian P. Young                                                                    
Editora: Sextante
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 240


9 de jan. de 2012

Romance - Melancia

Melancia

Claire é uma jovem de 29 anos casa com James, contador charmoso e tranqüilo. A vida do casal em Londres era perfeita. Muitos amigos, diversas festas aconteciam em seu apartamento e Claire sempre muito animada, divertida, alegrava a todos, sempre fora o centro das atenções nessas pequenas reuniões. Em meio a esta vida de festas e muito porre alcoólico, Claire engravidou. No dia do parto, assim que recebeu a visita de seu marido James, Claire recebeu a notícia de que ele estava partindo, ia deixá-la, James estava saindo com outra. Este choque fez com que ela voltasse com Katy, sua filha recém-nascida para a casa de seus pais na Irlanda. Marian Keyes descreve com riquezas de detalhes a narrativa em primeira pessoa da personagem Claire diante do sofrimento causado pelo abandono, todas as sensações que pode ter alguém traído. Claire precisa lidar com a dor da traição, com a novidade de cuidar de um bebê recém-nascido e com o fato de ter de voltar para a casa dos pais por tempo indeterminado. Toda a angústia e depressão são amenizadas quando Adam entra na história e um turbilhão de sentimentos e emoções surge para confudí-la e ajudá-la com seu dilema, tudo ao mesmo tempo. Quando tudo finalmente parece se acalmar, James, o marido adultero retorna... Claire ainda apaixonada pelo marido, porém muito machucada fica entre a cruz e a espada. O que fará Claire? Perdoará o traidor para poupar Katy e tentar resgatar o casamento? Jogará tudo para o alto?
Apesar de o tema ser triste e se tratar de uma dura realidade, Marian Keyes escreve de forma muito descontraída, com muitas tiradas divertidas. Vale à pena conferir.



Autor: Marian Keyes

Editora: Best Bolsos

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance                             

Páginas: 490



6 de jan. de 2012

Sociologia - Estação Carandiru

 Estação Carandiru

O maior Centro de Detenção de São Paulo, localizado no bairro Carandiru foi construído na década de 20 e possuía sete pavilhões que abrigava em torno de 7.200 detentos.
Os presos mais afortunados, que possuíam famílias com dinheiro conseguiam celas mais decentes, já os solitários permaneciam em celas minúsculas, abarrotadas e imundas, tendo assim maior chance de contrair todo tipo de doença.
Dráuzio Varella trabalhou por um período como voluntário no tratamento da AIDS no Carandiru e conviveu com a “malandragem”. Descobriu diversas histórias e conheceu algumas regras internas, como: o mais perigoso é o que dita às regras.
Detentos perigosos, assassinos, traficantes, ladrões de banco, ladrões de mercearia, pais de família pobre que cometeram atos desesperados e até pessoas inocentes formavam o quadro de inquilinos do presídio.
No livro, Varella descreve algumas dessas histórias que pôde acompanhar de perto, até o massacre de 1992, quando uma rebelião causou a morte de 111 detentos pela PM.

 Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia        
Páginas: 297









Ensaios - Corações Sujos

 Corações Sujos

A Shindô Remmei, ou "Liga do Caminho dos Súditos", nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Como aceitar a notícia da derrota, se em 2.600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estava irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os Katigumi, os "vitoristas" da Shindô Remmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militantes da seita. Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindô Remmei declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, os matadores da Shindô Remmei percorrem o Estado de São Paulo realizando atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS, 381 são condenados e oitenta são deportados para o Japão. Com a competência que lhe é habitual, Fernando Morais conta a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil

Autor: Fernando Moraes
Editora: Companhia da Letras
Categoria: Literatura Nacional / Ensaios
Páginas: 344

Infato Juvenil - 12 Horas de Terror

 12 Horas de Terror

A história se passa em São Paulo, em que o personagem principal é Júlio, que acabara de chegar do interior e que pouco conhece a cidade. Mora em um apartamento que divide com seu irmão Miguel. Júlio pouco vê o irmão, já que ambos trabalham em horários diferentes.
Em uma noite, Júlio chega a casa e encontra o apartamento todo revirado. Antes de acionar a polícia o telefone toca, é Ruth namorada de Miguel que avisa para Júlio deixar o apartamento imediatamente e encontrá-la na estação de ônibus. Durante a trama, Júlio descobre que seu irmão está envolvido com tráfico de drogas e ele havia dado um golpe milionário em outra quadrilha rival. Sem saber, Júlio guarda uma caderneta a pedido do irmão. Esta caderneta contém informações que a quadrilha quer. Durante doze horas, Júlio e Ruth são perseguidos por essas pessoas que querem recuperar a caderneta, o dinheiro perdido e a cabeça de Miguel.

Autor: Marcos Rey
Editora: Global
Edição: 1994
Categoria: Literatura Juvenil
Páginas: 140