A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


13 de out. de 2016

Desenvolvimento Pessoal - O Sucesso é Ser Feliz

 O Sucesso é Ser Feliz

Encontrei este livro por acaso em meio a uma faxina no escritório onde trabalho, não tinha dono, então tomei a liberdade de levá-lo comigo. O deixei guardado um tempo, pois essas leituras de "auto-ajuda" não me atraem. Pensei: "quem sabe um dia eu o leia". Então, terminei outro livro e fiquei sem opções, decidi que daria uma chance a esse tipo de leitura e comecei. Confesso que me surpreendi logo no primeiro capítulo. Pude me identificar com grande parte do livro, pude me conhecer um pouquinho mais, descobrir onde estou errando ao buscar a felicidade. 
Vivemos em um mundo que não pára, tudo acontece rapidamente, muita pressão em todos os setores da vida, muita correria, muitas frustrações, desilusões e cobranças... Vivemos para trabalhar, trabalhamos para ganhar dinheiro e ganhamos dinheiro para pagar as contas, é um ciclo vicioso que nos leva a esquecer o mais importante que é viver. A felicidade é feita de momentos felizes, momentos prazerosos que muitas vezes não aproveitamos porque não conseguimos nos livrar das cobranças e pressões do dia a dia. Pequenos gestos como um telefonema para saber se alguém que amamos está bem, um bom dia são o suficiente para nos tornarmos mais felizes, pequenas atitudes durante esse dia a dia tenso é o início de uma transformação. Trabalha-se tanto para ser bem sucedido, ter respeito e statos, chega-se ao fim da vida com tudo isso conquistado, porém infelizes e arrependidos de não ter vivido mais os pequenos momentos que trazem a verdadeira felicidade.
Shinyashiki detalha o perfil de cada tipo de pessoa, como ela age, seus medos e traumas, suas frustrações e ensina como cada perfil pode começar a transformação.
É uma leitura com a qual não estou habituada, mas vale a pena conhecer-se um pouco melhor. 

Autor: Roberto Shinyashiki         
Editora: Gente
Categoria: Literatura Nacional / Desenvolvimento Pessoal
Páginas: 198

6 de out. de 2016

Romance - O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray

Um romance escrito em 1890 que conta a história de um jovem inglês, Dorian Gray, que entrega sua inocência e doçura aos prazeres da luxúria e da soberba.  Com a ajuda de um amigo pintor e de outro influenciador, descobre o narcisismo. Encantado por sua beleza, até então, despercebida, pintada na tela de um quadro, Dorian vende, sem saber a sua alma em troca daquela beleza eterna.

Sua personalidade muda, seus atos e pecados transformam a pintura, mas o mantém jovem e belo. Perturbado por aquela bizarra degradação de sua beleza na pintura, Dorian entende o que se passa, desesperado, precisa desfazer o pacto ou algo que acabe com o peso da culpa.




O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Martin Claret
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 248