A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


27 de abr. de 2018

Romance - O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do poço das lágrimas

Um pai de família atarefado e sem tempo para seus filhos e esposa por conta do trabalho, de repente se vê em um caminho sem volta, quando percebe que não terá a chance de recuperar o tempo perdido.
Jonas e os filhos decidem depois de muito tempo fazer uma viagem em família. A viagem mal começou quando, o trabalho fez com que Jonas retornasse as pressas para casa com os filhos frustrados. No caminho de volta, o inesperado aconteceu. Um acidente de carro dá início a uma jornada onde pai e filhos seguem para o caminho do poço das lágrimas. Uma trilha que os leva até o momento da despedida definitiva. Uma aventura baseada em uma canção de ninar que trilhou a experiência pelo caminho que selou seus destinos. 
Uma história um tanto juvenil, porém cheia de simbolismos, mensagens e lições de vida, que nos ensina que o tempo com aqueles que amamos é precioso e irrecuperável. 



Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 199

6 de abr. de 2018

Não Ficção - Os 33

Os 33

Nesta obra de não ficção, o jornalista Jonathan Franklin conta a história de 33 homens trabalhadores em uma mina de ouro e cobre no Chile. Localizada no deserto do Atacama, a mina San José sempre foi uma imensa armadilha mortal. Os mineiros trabalhavam sem nenhuma segurança quando o pior aconteceu. A mina desmoronou e prendeu os 33 homens, todos chilenos, exceto um boliviano, a 688 metros abaixo da entrada. Milhares de toneladas de rochas encobriram os trabalhadores que por sorte, ou pelas mãos de Deus sobreviveram. No momento do desabamento, os trabalhadores se preparavam para retornar a área externa da mina para o almoço, foi quando a maioria dos homens estavam no refúgio, um espaço nas profundezas da mina, dedicado a estoque de suprimentos e máquinas, preparando-se para subirem. O refúgio evitou que esses homens fossem esmagados pela mina. 
Quando o barulho e a poeira cessaram, restou o medo e o desespero. Com a experiência dos mineiros, ele sabiam que estavam encurralados e não sabiam se conseguiriam sair. 
Foram necessários 17 dias até que fossem localizados por um batalhão que trabalhava incessantemente do lado de fora para resgatá-los. Seria um trabalho difícil retirar os 33 sobreviventes de uma profundidade tão grande e completamente vedada por imensas pedras.
Os homens lá embaixo a esta altura já estavam sem comida e consumindo água podre. A todo momento a mina rangia e estalava na iminência de um novo desmoronamento que poria tudo a perder. 
Os sobreviventes passaram os primeiros 17 dias em desespero, fome, calor de quase 40 graus e umidade de 95%. Desidrataram rapidamente e perderam muito peso. A ponto de morrerem, não pelo desabamento da mina, mas por inanição, finalmente a equipe de resgate os encontrara.
O mundo todo se comoveu e colaborou com equipamentos, tecnologia e pessoal para a maior operação de resgate da qual se tinha notícias. 
Foram necessários 69 dias para localizar, planejar e resgatar de fato os 33 trabalhadores com vida. Neste meio tempo, o furo usado para localizá-los serviu de entrada para ar fresco, comida, água e medicamentos para mantê-los vivos. Também foi possível manter um canal de comunicação com áudio e imagens em tempo real para monitorá-los e para os especialistas estudarem a melhor forma de resgate. 
Uma história de sucesso graças Deus e ao trabalho de centenas de pessoas que dedicaram meses de suas vidas ao resgate dos 33. 

Autor: Jonathan Franklin                                            
Editora: Agir
Categoria: Literatura Estrangeira / Não ficção
Páginas: 287
Dia do acidente na mina: 05/08/2010 até 13/10/2010









Filme baseado no livro