A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


4 de jul. de 2018

Romance - A Casa

A Casa

Quatro pessoas desconhecidas e sem ligação alguma estão prestes a tirar a própria vida. Cada uma tem o seu motivo,  tristeza profunda, arrependimentos por atitudes passadas que destruíram suas vidas. Essas pessoas, no auge de sua dor ganham uma nova chance de consertar o passado e mudar o presente, ganham a chance de ter um futuro que já era certo que não existira.
Cada uma dessas pessoas recebe um convite, um cartão simples com um endereço apenas e uma mensagem que prometia alívio para o coração. Neste endereço, existe uma casa simples, e no limite da dor, cada uma dessas almas adoecidas decide se dar essa segunda chance e ir até o endereço misterioso antes de continuar com o "plano A", a fim de descobrir se existe mesmo um alívio para coração como prometia a mensagem no cartão. 
Já na casa, os quatro visitantes foram recebidos por uma senhora simpática que, de imediato lhes serviu chá, enquanto todos tomavam o chá, ela lhes mostrou quatro portas, uma para cada, e atrás destas portas, estava o alívio para o coração de cada um, mas... Havia uma condição, o destino não deveria ser mudado, o que quer que fosse encontrado atrás daquelas portas, deveria ficar lá. Um a um foi tomando coragem e atravessando a sua porta, sem saber o que esperar, com medo, porém com esperanças.
Dentro do quarto escuro, iluminado apenas por uma fraca luz azul, cada um foi entrando em sono profundo até voltar ao dia em que as atitudes tomadas, seriam as piores de suas vidas. Cada um teria a oportunidade de voltar àquele dia, naquele momento específico e, se desculpar, se arrepender, agir diferente e consertar as coisas.
Quatro histórias diferentes, cada uma com sua dor, mas todas  buscando o perdão. 

Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 227