A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


6 de fev. de 2012

Romance - O Guardião de Memórias

 O Guardião de Memórias

David e Norah são casados, ele é médico ortopedista e Ela dona de casa. Vivem uma vida confortável. Norah está grávida, prestes a dar a luz, quando numa noite fria de 1964, cuja neve cobria as ruas e os telhados das casas, Norah entra em trabalho de parto. David a leva até a sua clínica e avisa seu amigo médico obstetra para encontrá-lo lá e realizar o parto. No meio do caminho, o médico amigo de David sofre um acidente na estrada por conta da nevasca e não pode seguir para ajudá-lo no parto. David terá então que realizar ele próprio o parto da esposa. Assim com a ajuda de sua enfermeira assistente Caroline, ele traz ao mundo seu filho (Paul), um menino saudável. Norah ainda parcialmente sedada sente fortes dores, em seguida mais contrações, e para a surpresa de todos, mais um bebê nasce, uma menina (Phoebe). Assim que David a pegou em seus braços, identificou os sintomas da Síndrome de Down. Assustado com o seu passado e sua traumática experiência por ter uma irmã com a mesma Síndrome, que morreu de complicações da doença muito jovem, David num ato desesperado e impensado, entrega a menina à Caroline e pede que ela leve a criança para uma instituição que cuida especialmente de crianças com Down. David mente para Norah dizendo que a menina havia nascido morta e não a deixa ver o corpo.
A vida de todos ligados a David é drasticamente transformada por essa mentira. Caminhos que poderiam ser seguidos foram desviados, vários destinos modificados, ocultos pela mentira. Arrependimento, culpa, sofrimento, traição e um segredo guardado há mais de 20 anos.

Autor: Kim Edwards
Editora: Sextante
Categoria: Literatura estrangeira / Romance                                    
Páginas: 368

Nenhum comentário:

Postar um comentário