A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


18 de mar. de 2013

Ficção Cientifica - The Walking Dead - A Ascensão do Governador

The Walking Dead - A Ascensão do Governador

Philip Black luta contra invasores dentro da casa onde abrigava-se com sua filha Penny, seu irmão Brian Black e seus amigos Nick e Bobby. Ele ataca sem piedade as pessoas que avançam contra eles, para proteger Penny que está escondida dentro do armário com seu tio Brian.
Ninguém sabe o que está acontecendo, não tem idéia do motivo daquelas pessoas aparantemente doentes e desnorteadas estarem atacando furiosamente os outros.
Depois de acabarem com meia duzia de invasores, eles retiram os corpos da casa e limpam o lugar, trancam-se dentro da casa para tentarem se proteger e entender o que acabou de acontecer. Mas ali não é seguro, pelas janelas ele avistam dezenas de pessoas perambulando e cercando-os. Philip, líder eleito por falta de opção e o único que tem com quem se preocupar além dele mesmo, decide levantar acampamento e encontrar um lugar seguro. Eles juntam tudo o que podem entre provisões, ferramentas, roupas, combustível e seguem em seu carro com destino a Atlanta na esperança de encontrar o Centro de Controle de Doenças, onde haveria um campo para refugiados onde estariam seguros.
A saga a caminho de ajuda e explicações não vai longe. No caminho, muitos destroços atrapalham a passagem nas estradas abandonadas. Tudo o que se via além de centenas de carros empilhados, alguns corpos em decomposição em uma cidade fantasmagórica, eram alguns errantes caminhando desengonçadamente a deriva. Eles estão isolados, várias tentativas de chegar à Atlanta pelas rodovias principais foi em vão, tudo bloqueado, tudo destruído. Nessa busca desesperada por uma saída, eles são cercados por centenas de errantes enfurecidos, que os cercam por todos os lados numa rua de prédios altos  totalmente abandonada. Em meio ao mar de pessoas atacando o carro, os cinco são obrigados a abandonar o carro e seguir a pé. Neste momento são salvos por April, que os ajuda a escapar e os abriga em seu apartamento onde se refugiou com seu pai e sua irmã.
À salvos por algumas semanas, April conta que aquelas pessoas estão mortas e que eles os chamam de mordedores. Os mordedores são pessoas que já morreram e voltaram com fome insaciável de carne humana e que  uma mordida basta para se tornar um deles, porém ninguém sabe explicar como tudo começou.
Tudo vai bem, eles se instalam, limpam todo o prédio. Penny está se recuperando do trauma, até que Philip num ato impensado estraga tudo e eles são obrigados a deixar o prédio. Sem questionar Philip reúne todos e eles partem somente com a roupa do corpo. Agora eles estão sem rumo, sem armas e sem planos. 
Philip encontra uma forma de continuar a saga e nessa jornada eles chegam em Woodbury, mas agora não são mais cinco, são apenas quatro, pelo menos quatro vivos.

 Autor: Robert Kirkman / Jay Bonansinga
Editora: Record
Categoria: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Páginas: 364

        Robert Kirkamn                 Jay Bonansinga

Romance - Verônika Decide Morrer

Verônika Decide Morrer


Verônika é uma bela jovem Eslovena de 24 anos, que aparentemente tem um bom emprego, uma família amorosa e uma vida pela frente. Mas Verônika decide morrer. Ela decide que chegou a hora de por um fim numa vida que apesar de boa, pra ela não tinha nenhum sentido. Preparou a cama, fez o ritual comum para dormir, escovou os dentes e deixou na mesa de cabeceira os comprimidos que usava para dormir. Chegou à conclusão de que a melhor forma de se matar seria sem dor e sem sujeira. Tomou uma quantidade excessiva de comprimidos e abriu uma revista para esperar a morte. Verônika adormeceu, porém não morreu. Ela acordou no hospital de Villete o famoso e temido asilo de loucos. Ninguém jamais havia fugido de lá e sua fama era a de que lá havia todo tipo de louco. 
Verônika acorda e descobre que não morreu, mas que lhe resta pouco tempo de vida. Seu coração ficou gravemente comprometido devido a ingestão de grande quantidade de sonífero. O doutor Igor informa que dentro de uma semana  seu coração irá parar.
Verônika aceita as consequências, afinal era o que ela queria. Durante a espera pela morte, Verônika conhece alguns internos e suas histórias de vida. Já conformada, ela não se importa muito em esperar por alguns dias, até conhecer Eduard, um jovem interno esquisofrênico que há tempos não falava. Eduard aos poucos sem dizer uma palavra, muda as intenções de Verônika que sabe que de nada adianta agora querer viver. Compartilhou dos sonhos de Eduard e de sua história, ousou, amou e se entregou à vida. Dentro de Villete, onde qualquer atitude não era julgada, pois todos eram loucos e podiam expor suas loucuras, Verônika "viveu uma vida inteira em uma semana". E com sua história, Verônika permitiu ao doutor Igor terminar a sua tese sobre a amargura, onde concluiu que a cura é a consciência da vida.

Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 208