A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


25 de fev. de 2014

Biografias e Memórias - Depois de Auschwitz


 Depois de Auschwitz

Eva Schloss sobreviveu ao Holocausto e nos conta a história de quatro anos de fugas, esconderijos, humilhações, dor e sofrimento vivenciados por ela e sua família dentro de um dos Campos de Concentração mais famoso da II Guerra Mundial. Auschwitz. Instalado na Polônia, Auschwitz, foi o campo de concentração que mais exterminou os prisioneiros da Guerra.
Eva tinha apenas quinze anos quando Hitler assumiu o poder e deu início à caçada aos Judeus. Foi obrigada a fugir da Áustria com seu pai, irmão e sua mãe, contando apenas com a sorte de encontrar alguns cidadãos alemães resistentes às doutrinas Hitleristas para abriga-los e protege-los do exército implacável alemão. É claro que entre os resistentes havia traidores. Os cidadãos alemães eram pagos para abrigar os Judeus e em seguida entrega-los à SS... E foi assim que Eva e sua família foram parar em Auschwitz.
Eva narra sua experiência com toda emoção de quem vivenciou o horror da guerra, desde a captura, os interrogatórios, a humilhação sofrida apenas por ser Judia, o transporte no trem de gado superlotado durante dias sem água, comida, higiene e ar para respirar. Conta consternada a seleção realizada dos recém-chegados a Auschwitz, seleção esta sem critério de escolha, a qual apenas a sorte os separaria da imediata câmara de gás ou do trabalho forçado e desumano do campo.
Em detalhes ela nos conta às condições em que viveu em Auschwitz, dormindo em galpões gelados e sujos, dividindo uma única cama com diversas mulheres, acordando na madrugada com ratos mordendo seus pés. Conta sobre a dor da inanição, a humilhação que era os raros banhos coletivos, os estupros das prisioneiras pelos soldados alemães e o trabalho pesado.  Tudo acontecendo em meio a fumaça constante dos crematórios. Todos os dias havia seleção de grupos que eram obrigados a obedecer, sem saber o que iria acontecer, quando na verdade estavam marchando para a morte, segundo para a câmara de gás.
Pequenos detalhes salvaram a vida de Eva e ela pôde finalmente ser resgatada pelo exército Soviético e retornar para casa para contar sua história.

Eva tornou-se irmã póstuma de Anne Frank, conhecida por sua história contada através de seu diário encontrado em um de seus refúgios durante a guerra. Este diário foi publicado, encenado em teatros e em Hollywood. Eva seguiu sua vida, embora tenha deixado parte dela em Auschwitz. Porém, empenhou-se em divulgar sua experiência e ajudou a manter viva a memória de Anne Frank.

Eva Schloss casou-se, constituiu família, e segue atualmente palestrando pelo mundo e levando para seus ouvintes a mensagem de que o ódio e o preconceito não acabam com a guerra. Porém, com todo questionamento da alma humana, e da capacidade das pessoas de crueldade e brutalidade, ainda há esperanças.
Autor: Eva Schloss
Editora: Universo dos Livros
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias  
Páginas: 302




Filme Completo - O Diário de Anne Frank

       






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
                                                





                       







Romance - O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais

O Colecionador de Lágrimas - Holocausto nunca mais.

Júlio Verne é um professor especialista em Nazismo e II Guerra Mundial. Em suas aulas, disseca toda a história da II Guerra, personalidade de Hitler e seus "discípulos". Grande Historiador, Verne é querido por muitos, mas nem tanto por outros. Sua fama de lecionar desafiando a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos, desagrada a muitos. Mesmo famoso, Júlio é banido da Universidade, enquanto tenta entender fatos nada convencionais que ocorrem no seu dia-a-dia. Pesadelos que o transporta para o período da II Guerra, são tão reais que Verne chora sempre que desperta de um. Uma perseguição real tem início à partir dos pesadelos. Um complô Nazista, tenta a todo custo assassiná-lo. Cartas da época do Nazismo começam a chegar em seu endereço, datadas e assinadas por personagens reais do Holocausto e algumas delas escritas por ele mesmo.
Cartas ameaçadoras, atentados contra sua vida, e pesadelos reais... Porque estaria Júlio Verne sendo perseguido por "fantasmas" de um passado distante, de um evento histórico ao qual conhecia profundamente, mas nunca fizera parte? Verne descobre mais tarde que, de alguma forma esteve lá e participou passivamente de todas as atrocidades Nazistas e que agora ele tem a oportunidade de retornar no tempo, desembarcar  naquele período e mudar a história e impedir a II Guerra Mundial.

Autor: Augusto Cury                                
Editora: Planeta do Brasil
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 376