A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


25 de fev. de 2014

Romance - O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais

O Colecionador de Lágrimas - Holocausto nunca mais.

Júlio Verne é um professor especialista em Nazismo e II Guerra Mundial. Em suas aulas, disseca toda a história da II Guerra, personalidade de Hitler e seus "discípulos". Grande Historiador, Verne é querido por muitos, mas nem tanto por outros. Sua fama de lecionar desafiando a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos, desagrada a muitos. Mesmo famoso, Júlio é banido da Universidade, enquanto tenta entender fatos nada convencionais que ocorrem no seu dia-a-dia. Pesadelos que o transporta para o período da II Guerra, são tão reais que Verne chora sempre que desperta de um. Uma perseguição real tem início à partir dos pesadelos. Um complô Nazista, tenta a todo custo assassiná-lo. Cartas da época do Nazismo começam a chegar em seu endereço, datadas e assinadas por personagens reais do Holocausto e algumas delas escritas por ele mesmo.
Cartas ameaçadoras, atentados contra sua vida, e pesadelos reais... Porque estaria Júlio Verne sendo perseguido por "fantasmas" de um passado distante, de um evento histórico ao qual conhecia profundamente, mas nunca fizera parte? Verne descobre mais tarde que, de alguma forma esteve lá e participou passivamente de todas as atrocidades Nazistas e que agora ele tem a oportunidade de retornar no tempo, desembarcar  naquele período e mudar a história e impedir a II Guerra Mundial.

Autor: Augusto Cury                                
Editora: Planeta do Brasil
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 376

Nenhum comentário:

Postar um comentário