Plano de Ataque
Em Plano de Ataque, Ivan Sant´Anna descreve a tragédia com quatro aviões que foram sequestrados nos Estados Unidos e lançados, dois, um em cada torre do Word Trade Center, o terceiro no Pentágono e o quarto que tinha como destino o Capitólio, mas que caiu antes de atingir o seu objetivo.
Sant´Anna reuniu por durante anos de pesquisas, informações valiosas sobre a história dos 19 pilotos kamikases recrutados pela Al-Qaeda para executar o plano que teve início em 1993, quando em uma tentativa frustrada da organização islâmica de derrubar o Word Trade Center com um carro bomba no subsolo de uma das torres falhou. Desde então, tornou-se uma questão de honra organizar um ataque de grandes proporções aos Estados Unidos, e foi assim que membros da Al-Qaeda passaram a se encontrar e discutir como realizar algo tão grandioso, até que Osama Bin Laden foi contatado e aprovou a ideia de utilizar aviões para o ataque que ficou conhecido como "Operação Aviões" dentro da organização. Bin Laden foi quem financiou os 8 anos seguintes de treinamentos dos recrutas suicidas, pagou escolas de aviação para que os pilotos kamikases se formassem, forneceu dinheiro para o que quer que fosse preciso para tornar o plano realidade. Treinou-os como matar com uma faca, estudaram cartas aeronáuticas, estudaram vôos pelas rotas escolhidas para o sequestro para se familiarizarem com percurso e com a rotina da tripulação. Forjaram e muito bem passaportes e entraram facilmente nos Estados Unidos. Além da descrição da elaboração de um plano diabólico, Sant´Anna teve acesso a relatos de familiares de algumas vitimas do voo UAL93 que conseguiram contato com seus entes antes da queda deste que foi o último avião sequestrado e o único que não atingiu o seu alvo.
E por fim, o destino de cada um que estava por trás de todo o plano, orquestrando e organizando por terra a "Operação Aviões".
Autor: Ivan sant´Anna Editora: Objetiva
Categoria: Literatura Nacional / Documentário
Páginas: 274