A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


4 de jul. de 2018

Romance - A Casa

A Casa

Quatro pessoas desconhecidas e sem ligação alguma estão prestes a tirar a própria vida. Cada uma tem o seu motivo,  tristeza profunda, arrependimentos por atitudes passadas que destruíram suas vidas. Essas pessoas, no auge de sua dor ganham uma nova chance de consertar o passado e mudar o presente, ganham a chance de ter um futuro que já era certo que não existira.
Cada uma dessas pessoas recebe um convite, um cartão simples com um endereço apenas e uma mensagem que prometia alívio para o coração. Neste endereço, existe uma casa simples, e no limite da dor, cada uma dessas almas adoecidas decide se dar essa segunda chance e ir até o endereço misterioso antes de continuar com o "plano A", a fim de descobrir se existe mesmo um alívio para coração como prometia a mensagem no cartão. 
Já na casa, os quatro visitantes foram recebidos por uma senhora simpática que, de imediato lhes serviu chá, enquanto todos tomavam o chá, ela lhes mostrou quatro portas, uma para cada, e atrás destas portas, estava o alívio para o coração de cada um, mas... Havia uma condição, o destino não deveria ser mudado, o que quer que fosse encontrado atrás daquelas portas, deveria ficar lá. Um a um foi tomando coragem e atravessando a sua porta, sem saber o que esperar, com medo, porém com esperanças.
Dentro do quarto escuro, iluminado apenas por uma fraca luz azul, cada um foi entrando em sono profundo até voltar ao dia em que as atitudes tomadas, seriam as piores de suas vidas. Cada um teria a oportunidade de voltar àquele dia, naquele momento específico e, se desculpar, se arrepender, agir diferente e consertar as coisas.
Quatro histórias diferentes, cada uma com sua dor, mas todas  buscando o perdão. 

Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 227

27 de abr. de 2018

Romance - O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do poço das lágrimas

Um pai de família atarefado e sem tempo para seus filhos e esposa por conta do trabalho, de repente se vê em um caminho sem volta, quando percebe que não terá a chance de recuperar o tempo perdido.
Jonas e os filhos decidem depois de muito tempo fazer uma viagem em família. A viagem mal começou quando, o trabalho fez com que Jonas retornasse as pressas para casa com os filhos frustrados. No caminho de volta, o inesperado aconteceu. Um acidente de carro dá início a uma jornada onde pai e filhos seguem para o caminho do poço das lágrimas. Uma trilha que os leva até o momento da despedida definitiva. Uma aventura baseada em uma canção de ninar que trilhou a experiência pelo caminho que selou seus destinos. 
Uma história um tanto juvenil, porém cheia de simbolismos, mensagens e lições de vida, que nos ensina que o tempo com aqueles que amamos é precioso e irrecuperável. 



Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 199

6 de abr. de 2018

Não Ficção - Os 33

Os 33

Nesta obra de não ficção, o jornalista Jonathan Franklin conta a história de 33 homens trabalhadores em uma mina de ouro e cobre no Chile. Localizada no deserto do Atacama, a mina San José sempre foi uma imensa armadilha mortal. Os mineiros trabalhavam sem nenhuma segurança quando o pior aconteceu. A mina desmoronou e prendeu os 33 homens, todos chilenos, exceto um boliviano, a 688 metros abaixo da entrada. Milhares de toneladas de rochas encobriram os trabalhadores que por sorte, ou pelas mãos de Deus sobreviveram. No momento do desabamento, os trabalhadores se preparavam para retornar a área externa da mina para o almoço, foi quando a maioria dos homens estavam no refúgio, um espaço nas profundezas da mina, dedicado a estoque de suprimentos e máquinas, preparando-se para subirem. O refúgio evitou que esses homens fossem esmagados pela mina. 
Quando o barulho e a poeira cessaram, restou o medo e o desespero. Com a experiência dos mineiros, ele sabiam que estavam encurralados e não sabiam se conseguiriam sair. 
Foram necessários 17 dias até que fossem localizados por um batalhão que trabalhava incessantemente do lado de fora para resgatá-los. Seria um trabalho difícil retirar os 33 sobreviventes de uma profundidade tão grande e completamente vedada por imensas pedras.
Os homens lá embaixo a esta altura já estavam sem comida e consumindo água podre. A todo momento a mina rangia e estalava na iminência de um novo desmoronamento que poria tudo a perder. 
Os sobreviventes passaram os primeiros 17 dias em desespero, fome, calor de quase 40 graus e umidade de 95%. Desidrataram rapidamente e perderam muito peso. A ponto de morrerem, não pelo desabamento da mina, mas por inanição, finalmente a equipe de resgate os encontrara.
O mundo todo se comoveu e colaborou com equipamentos, tecnologia e pessoal para a maior operação de resgate da qual se tinha notícias. 
Foram necessários 69 dias para localizar, planejar e resgatar de fato os 33 trabalhadores com vida. Neste meio tempo, o furo usado para localizá-los serviu de entrada para ar fresco, comida, água e medicamentos para mantê-los vivos. Também foi possível manter um canal de comunicação com áudio e imagens em tempo real para monitorá-los e para os especialistas estudarem a melhor forma de resgate. 
Uma história de sucesso graças Deus e ao trabalho de centenas de pessoas que dedicaram meses de suas vidas ao resgate dos 33. 

Autor: Jonathan Franklin                                            
Editora: Agir
Categoria: Literatura Estrangeira / Não ficção
Páginas: 287
Dia do acidente na mina: 05/08/2010 até 13/10/2010









Filme baseado no livro

24 de mar. de 2018

Ficção Científica - Origem

Origem

Nesta perigosa ficção de suspense e mistério, Robert Langdon se aventura ao enfrentar a "guerra" entre religião e ciência. De um lado, religiões conservadoras e seitas extremistas que serão capazes de tudo para impedir uma revelação científica, que colocará por terra tudo em que a humanidade foi condicionada a acreditar sobre a existência de um ser onipresente que criou o universo como o conhecemos, Deus. O fanatismo conservador das religiões que doutrinaram o mundo desde o início dos tempos, impôs uma história a humanidade sobre a criação e o fim de tudo, porém um cientista e futurólogo famoso diz ter a resposta para duas das perguntas mais misteriosas, cuja as respostas nunca foram dadas. De onde viemos? Para onde vamos? Edmund Kirsh diz ter descoberto a resposta, e isso não agradaria nada às religiões e a descoberta mudaria o mundo.
Ex aluno de Robert Langdon, Kirsh dedicou sua vida a descobrir as respostas para essas duas perguntas, e está certo de que as encontrara. Organizou uma apresentação de sua descoberta no museu Guguenhein em Bilbao na Espanha com direito a um show de tecnologia e mistério. Muitos famosos, cientistas, pessoas influentes na comunidade científica, professores e amigos foram convidados para presenciar esse grande passo para a humanidade. Todas as emissoras de TV transmitiam ao vivo, assim como a internet estava totalmente conectada a apresentação. Tudo corria bem, Roberto Langdon estava impressionado com a estrutura tecnológica que Kirsh havia montado, digno de um espetáculo. O mistério só crescia com o decorrer da introdução sobre a criação, todos estavam paralisados assistindo ansiosos à um tour pela história da humanidade, quando no momento da revelação da descoberta, algo terrível acontece, um assassinato ao vivo. Milhões de telespectadores e internautas presenciaram, sem censura um crime. O anúncio mais esperado de todos os tempos foi interrompido e tem início uma caçada eletrizante por toda a Espanha. Quem quer que desejasse que o recado de Kirsh não fosse divulgado, não teve sucesso eliminando o alvo principal, mais alguém tem a chave para publicar a descoberta de Kirsh e é questão de vida ou morte concluir o trabalho do futurólogo. Uma trama que envolve religiões, seitas, A Guardia Real da Espanha, o príncipe da Espanha, um líder religioso, uma curadora do Guguenhein, Robert Langdon e Winston, levará o leitor a prender a respiração. 
É redundante dizer que Dan Brown sempre dá um show em suas narrativas e tendo mais uma vez nosso querido Robert Langdon como protagonista. 

Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Categoria: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Páginas: 427

10 de fev. de 2018

Não Ficção - Comer, Rezar e Amar

Comer, Rezar e Amar


Elizabeth Gilbert, uma jovem mulher na faixa dos 30 anos tinha uma vida comum, uma vida que a maioria das mulheres buscam, um marido apaixonado, uma boa casa e planos de ter filhos, além de uma boa carreira como escritora. Porém, sentia-se infeliz e confusa. O divórcio foi inevitável e depois dele, uma nova decepção amorosa trouxe a depressão. Para sobreviver a tudo isso, Elizabeth decidiu deixar tudo para trás, trabalho, família, amigos e bens materiais e, partiu para uma viagem de um ano pelo mundo sozinha.

Foi em busca da arte do prazer na Itália, da arte da devoção na Índia e na indonésio, da arte de equilibrar as duas coisas.
Na Itália estudou gastronomia, aprendeu o idioma e engordou 11 quilos felizes.
Na Índia dedicou-se à exploração espiritual com a ajuda de um guru e de amigos que fez por lá.
Em Bali, encontrou o equilíbrio entre o prazer mundano e a divindade, tornou-se discípula de um velho xamã e se apaixonou.




Autora: Elizabeth Gilbert                                                       
Editora: Objetiva
Categoria: Literatura Estrangeira / Não Ficção
Página: 474

Livro que deu origem ao filme homônimo.