A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


8 de jul. de 2013

Romance - Inferno

Inferno


Robert Langdon está de volta. O já conhecido claustrofóbico simbologista e historiador, desta vez acorda em um hospital em Florença na Itália. Sem saber como havia chegado lá, descobre que as últimas 36 horas foram apagadas de sua memória. A última coisa da qual se lembra é do sonho bizarro do qual acabara de despertar. Sua cabeça latejava e um inchaço em sua nuca denunciava um suposto acidente. Com a ajuda da Drª Sienna Brooks, Langdon descobre que chegou sozinho ao hospital com um ferimento a bala que havia atingido de raspão sua cabeça.
Momentos depois de acordar, ainda sedado, o hospital é invadido e estão à caça de Langdon. Sem se lembrar de nada, nem entender o motivo de o quererem morto, começa a fuga cega e a busca por respostas. Com a ajuda da Drª Sienna e de posse de um misterioso e intrigante objeto encontrado por ela com Langdon, os dois tem que seguir uma série de pistas e códigos criados por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras primas literárias: "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.
Dessa vez Langdon precisa deter uma ameaça biológica que pode colocar um ponto final na existência da humanidade. Atrás das pistas deixadas por um gênio suicida, Langdon e Sienna percorrem os principais monumentos Italianos em buscas de obras de arte, arquiteturas históricas que remetam à Dante Alighieri e seu poema a fim de chegarem ao marco zero, encontrar a ameaça biológica que está prestes a ser liberada e salvar a humanidade de um massacre em massa ou até de uma possível extinção.
Uma reviravolta nas descobertas coloca em dúvida quem está dizendo a verdade e quem está colaborando  com o terrorista. Um desfecho de tirar o fôlego e imprevisível que vai surpreender o leitor.

Opinião: Dan Brown, na minha opinião como leitora e fã de suas obras, é o melhor escritor da atualidade. Ele consegue nos prender em suas tramas extremamente ricas em detalhes e de um excepcional conteúdo histórico. Dan nos leva a lugares extraordinários, nos conta através de seus romances a história de lugares, obras primas, estruturas arquitetônicas seculares que muitos de nós leitores jamais visitaremos. Ele encaixa perfeitamente a ficção, que, se pararmos e analisarmos, não está longe de ser realidade, em cenários reais e nos convence de que aquela história é verídica. Escritor sensacional!

Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance
Páginas: 448

Nenhum comentário:

Postar um comentário