A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


16 de jun. de 2013

Policial - A Maldição


A Maldição

Billy Halleck, advogado bem sucedido da cidade de Fairview, seguia sua vida normalmente com sua esposa Heidi e sua filha Linda de quatorze anos. Até que, numa determinada noite na volta de carro para casa, Billy e sua esposa se envolvem em um acidente de trânsito. Distraindo-se por alguns segundos, Billy atropela uma velha cigana que atravessava a rua. Tudo aconteceu numa fração de segundos, a mulher atravessava sem olhar para os lados e Billy distraído com sua esposa não a viu. A velha cigana morreu.
Billy foi a julgamento e com a ajuda de seus amigos, o juiz Cary Rossington e o policial Duncan Hopely, Billy foi inocentado. Na saída do tribunal, um velho se aproximou e o surpreendeu com um toque em seu rosto e ao mesmo tempo pronunciou duas palavras: “Mais magro”. Billy sabia que se tratava de um cigano, mas não entendeu sua atitude.
Os dias seguiram. Billy é um homem alto e pesa em torno de 113 quilos, não consegue controlar o seu vício pela comida e sua saúde está em grande risco. Seguindo a sua rotina diária, Billy acordou numa certa manhã e se despiu antes de subir à balança, como sempre faz antes de ir para o trabalho. Quando se deu conta, o mostrador marcava 2 quilos a menos. Isso não o afetou, ele seguiu para a cozinha tomar o seu gordo café da manhã como de costume. Mas enquanto comia algo o fez pensar no velho cigano tocando seu rosto. Billy chegou a pensar que os 2 quilos perdidos tinha algo a ver com o que o velho havia dito alguns dias atrás, mas era cético e tratou logo de esquecer aquilo.
Mais dias se passaram, agora Billy estava visivelmente mais magro. Heidi o convenceu a ir ao médico que realizou diversos exames e tudo estava bem, mas seu peso não parava de diminuir. Semanas depois e 32 quilos mais magro, Billy procurou novamente seu médico para realizar novos exames, algo estava errado, uma vez que ele não seguia nenhuma dieta.
O cigano não lhe saía da cabeça e convencido de que algo além de sua imaginação estava acontecendo, se deu conta de que mais pessoas também estavam envolvidas e decidiu verificar se havia algo de errado com elas. Foi visitar o Juiz Rossington e descobriu que ele estava muito doente. Algo inexplicável estava acontecendo com ele. Em seguida visitou o policial Hopley que também estava enfermo, uma doença desconhecida estava deformando o seu corpo e rosto. Billy passou a acreditar na maldição cigana. Eles haviam cometido um erro encobrindo a culpa de Billy no acidente e o inocentando injustamente. Agora estavam pagando por isso. O cigano havia lhes rogado uma maldição.
Sua família achava que ele estava enlouquecendo e antes que fosse internado em um hospício, Billy decidiu procurar o cigano para obriga-lo a retirar a maldição. Seguiu os rastros da caravana por semanas e cada dia que se passava ele estava mais magro. A beira da morte, Billy pediu ajuda de seu antigo cliente e amigo Richard Ginelli, um gangster perigoso e influente a quem havia libertado da prisão. À sua maneira Ginelli tentou ajudar. Conseguiu um encontro entre Billy e o velho cigano para que este último retirasse a maldição.
Será que Billy conseguiu convencer o cigano? Ele retirou a maldição? Qual foi o desfecho deste suspense policial fantástico de Stephen King?

Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Categoria: literatura Estrangeira/Policial
Páginas: 287

Um comentário: