A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


22 de abr. de 2014

Autobiografia - 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão

Solomon Northup é um negro nascido e criado nos Estados Unidos. Tem esposa e filhos, trabalho e lazer como qualquer homem livre em seu país. Após receber uma falsa proposta de trabalho, Northup foi sequestrado, drogado e comercializado como escravo. Viveu 12 anos em cativeiro trabalhando até a exaustão, alimentando-se mal, dormindo no chão e recebendo constantes açoites de seus Senhores por onde passasse. Na maior parte do tempo trabalhou em uma plantação de algodão da Louisiana.
Mesmo sendo um homem livre, nada pode fazer para provar sua liberdade. Northup viveu sua vida sob a óptica de uma dupla perspectiva: ter sido tanto um homem livre, quanto um escravo.







Autor: Solomon Northup                                         
Editora: Seoman
Categoria: Literatura Estrangeira/Autobiografia
Páginas: 232
                                                       
Capas alternativas do livro


Trailer do Filme baseado no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário