A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


6 de jun. de 2017

Romance - O Perfume

O Perfume


A história situa-se no século XVIII em Paris, onde nasce o personagem Jean Baptiste Grenouille em meio a tripas de peixe, atrás de uma banca de feira, onde sua mãe vendia peixes. Recém nascido e órfão, pois sua mãe foi assassinada duas semanas após seu nascimento, Grenouille foi criado por amas de leite em orfanatos. Foi vendido quando criança para trabalhos como aprendiz de curtidor de peles e posteriormente como aprendiz de perfumista, onde aprendeu questões técnicas na criação de perfumes. Sofreu vários acidentes e doenças durante sua vida e sua aparência não o ajudava com as pessoas.
Grenouille possuía duas características excepcionais: Ele não possuía odor próprio, o que permite que ele passe despercebido aos outros, pois segundo o autor "o odor é a essência, e o que não tem essência não existe". A outra característica é o seu olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Esta é sua principal característica, que concede a Grenouille o poder de confeccionar perfumes de qualidade excepcional.
Já jovem, Grenouille encontra uma moça com um odor completamente diferente de tudo o que seu olfato já registrara até aquele momento em sua memória. Era uma essência doce e intocada. Grenouille se torna obcecado em apoderar-se desse odor e acaba por matá-la e assim captura sua essência. Mas esta jovem é só a primeira vítima. Mais tarde Grenouille conhece outra jovem com um odor ainda mais marcante e mais delicioso, mas esta ele cultivaria, não roubaria sua essência ainda, esperaria que seu odor amadurecesse um pouco mais, pois ela ainda era muito jovem, ainda uma menina, desta forma, poderia capturar totalmente cada gota desta essência e impedir que ela se perdesse com o tempo.
Para realizar essa ciência perfumista, Grenouille captou outros odores durante algum tempo e percebeu que, unindo o ingrediente principal da garota especial a outras essências tão marcantes quanto, conseguiria criar a sua obra prima. Grenouille então começou a caçar as jovens virgens e a matá-las roubando suas essências com um processo de extração cuidadoso e delicado. Quando completou 24 essências, estava na hora de uni-las a vigésima quinta, àquela tão especial.

Autor: Patrick Suskind                                                                 
Editora: Best Seller Ltda - Best Bolso
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 279

Nenhum comentário:

Postar um comentário