A Importância da Leitura

A evolução da tecnologia moderna fez com que as pessoas deixassem a leitura de livro de lado, o que praticamente extinguiu esse hábito necessário. Como resultados, temos cada vez mais, jovens desinteressados pelos livros, com vocabulário cada vez mais pobre.

A leitura é crucial para o aprendizado do ser humano. É o que nos permite o enriquecimento do vocabulário, melhorar o raciocínio, treinar a dicção e a velocidade da leitura, obter conhecimento e adquirir facilidade na interpretação de textos.

Durante a leitura descobrimos mundos novos, nos envolvemos e nos identificamos com os personagens, nos imaginamos na trama, nos emocionamos, choramos e sorrimos... Ficamos curiosos a respeito de lugares, cidades, países. Mesmo em uma ficção aprendemos formas de lidar com diversas situações e sempre nos colocamos nelas como protagonistas.

Quando lemos, nos desligamos do mundo em volta e mergulhamos nas mais fascinantes histórias. Romances que nos fazem sonhar, comédias que nos divertem, suspenses que nos deixam tensos até a última página e mexe muito com a imaginação.

Ler é hábito. Há quem diga, (e não é a minoria), que não tem paciência para leitura, que acham monótono e cansativo, que se assustam e desanimam só de olhar para um livro de 500 páginas. Ler não é começar um livro e terminá-lo no dia seguinte. Ler é participar da história. Não importa quanto tempo leve para terminar uma leitura, basta começar.


16 de dez. de 2016

Policial - Dexter - Design de Um Assassino

Dexter - Design de Um Assassino

Dexter está de volta, recuperou seu Passageiro das Trevas e se sente ele mesmo de novo. A vida mudou um pouco, na verdade, mudou totalmente para os padrões Dexter. Casado e pai postiço de duas crianças, ele agora acumula responsabilidades de uma vida humana. Dexter precisa se esforçar para interpretar o papel de marido atencioso, pai de família e educar duas crianças problemáticas, em especial Cody. Além de fingir uma vida normal, lidar com sua necessidade de caçador noturno, ele ainda tem que aguentar as pressões de sua irmã Deborah que descobriu recentemente sobre suas atividades extras e o julga o tempo todo.
Com todas essas mudanças na vida de um solitário assassino, Dexter ainda precisa lidar com mais um problema. O que parecia um dia normal de trabalho, para Dexter se torna pessoal. Um homicida que faz de suas vítimas verdadeiras obras de arte e as expõe para o público de Miami apreciar, acaba por machucar Deborah e isso faz Dexter tomar suas providências... Mas um erro de cálculo coloca Dexter na mira do assassino que ameaça expor sua verdadeira identidade.


Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta
Categoria: Literatura Estrangeira / Policial
Páginas: 268

1 de dez. de 2016

Policial - Dexter no Escuro

Dexter no Escuro

De volta a vida "normal", Dexter finalmente pode ser ele mesmo outra vez. Os últimos acontecimentos o deixou muito tempo inativo de suas atividades extras curriculares. Já era tempo de deixar o Passageiro das Trevas sair para se divertir.
É mais uma manhã comum em Miami e lá vai Dexter para mais uma cena de crime em mais um dia comum de trabalho como outro qualquer, se não fosse por um detalhe perturbador que atacou Dexter assim que ele chegou na cena do crime. Ele sentia-se vazio. Os barulhos de asas se agitando, as risadas e sussurros de seu Passageiro das Trevas, tão naturais a cada cena de horror, não estavam lá. Algo naquela cena de crime não estava certo. Havia um corpo em um cenário ritualístico, nada que seja impossível de acontecer em Miami, mas algo estava fora do lugar. Dexter começou a ter sensações de estar sendo observado, algo lhe causou medo e de repente Dexter se viu tendo emoções humanas, o que provava ausência total de seu Passageiro. E as perguntas começaram a surgir: por que ele teria ido embora? Será mesmo que o Passageiro sempre existiu? E Dexter precisava de respostas antes que a sua vida de humano o matasse de tédio. Além do medo crescente de algo que estava a sua caça e da falta de respostas, Dexter ainda teria de lidar com sua namorada Rita e uma grande decisão que mudará sua vida, com uma criança que precisa de ajuda e com uma irmã que leva bem a sério sua patente de Sargento.

Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta
Categoria: Literatura Estrangeira / Policial
Páginas: 287

29 de nov. de 2016

Romance Policial - A Captura de Cérebro - Conto nº 1

A Captura de Cérebro - Conto nº 1


Hercule Poirot é um homem destemido e inteligente, capaz de fazer qualquer coisa, que foi contratado para desvendar um suposto crime cometido durante a Segunda Guerra. Usando sua inteligência, ele desvenda em poucos passos a armação da história de um assassinato e revela um crime político, um sequestro e uma mentira que trará esperanças a juventude e ao mundo em tempos de guerra. Tudo isso, sem contar com a captura de Cérebro

Autor: John Curran
Editora: Leya
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance Policial
Páginas: 95





O Incidente da Bola de Cachorro - Conto nº 2

Neste conto, mais uma vez o mistério deverá ser desvendado por Hercule Poirot, quando este recebe uma carta de uma senhora que escreveu muito, mas não disse nada. Intrigado, Poirot decide investigar e segue em busca da remetente, uma velha conhecida e descobre que a carta foi enviada dias depois de sua morte. Aparentemente a senhora havia morrido de causas naturais, mas a parte intrigante foi uma alteração feita por ela no testamento apenas 10 dias antes de sua morte. Na investigação ele descobre que dias antes de sua morte a senhora havia sofrido um acidente, onde, tropeçara na bola do cachorro no alto da escada e sofrera uma queda que a deixou de cama por dias. Neste meio tempo, ela desconfia que sua enfermidade pré-existente não seria natural e que o acidente com a bola de cachorro poderia também não ter sido um acidente. A senhora escreve uma carta desconexa a Poirot e conseguiu alterar seu testamento a tempo, pois para ela, alguém próximo e interessado em sua herança poderia a estar envenenando e simulado o incidente com a bola de cachorro.
Autor: John Curran
Editora: Leya
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance Policial
Páginas: 95

Quando Agatha Christie faleceu em 1976, com 85 anos ela era a autora mais conhecida do mundo. Em 2004 um incrível legado foi revelado, em sua residência estavam seus diários, 73 cadernos escritos a mão, com notas, listas e desenhos que apresentam seus planos para diversos livros, peças e contos. Nestes livros, as primeiras 36 páginas nos tras dois contos inéditos - A Captura de Cérebro e O Incidente da Bola de Cachorro. 

8 de nov. de 2016

Policial - Querido e Devotado Dexter

Querido e Devotado Dexter

Após conhecer um assassino frio que quase fez de sua irmã Deb uma de suas vítimas e ainda descobrir alguns segredos sobre seu passado enterrado e esquecido nas profundezas de sua memória, Dexter se vê agora impedido de liberar o Passageiro das Trevas para agir em prol da justiça. Seu colega de trabalho, o Sargento Doakes que sempre o olhou torto está cada vez mais desconfiado do estranho Dexter. Doaks precisa de algo que prove que Dexter não é quem diz ser e faz desta busca o seu objetivo maior. Dexter se vê encurralado quando Doakes passa a segui-lo pelas ruas e a vigia-lo em todas as partes. Assim, é hora de colocar o Passageiro das Trevas para dormir e assumir o personagem do disfarce e seguir com a vida monótona do querido e devotado Dexter. 
Essa é uma tarefa difícil para Dexter. Controlar o Passageiro das Trevas que luta para sair é insuportável, principalmente quando um médico assassino impiedoso começa a desmembrar suas vítimas de forma cruel, deixando-as vivas, porém implorando para morrer. Dexter é coagido a se unir a um parceiro improvável para ajudar na captura desse Serial Killer. Mas é claro que esse não é o plano de Dexter, ele precisa se misturar, se envolver com seu trabalho para manter o disfarce, mas na sua lista ainda existe um molestador de crianças e seu parceiro que registra os momentos bizarros das pequenas vítimas. Dexter precisa adiar seus planos com os molestadores, precisa fazer Doakes acreditar que sua vida é normal e entediante como qualquer outra para se ver livre de sua perseguição e voltar a sua vida dupla. 

Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta
Categoria: Literatura Estrangeira / Policial
Páginas: 252

13 de out. de 2016

Desenvolvimento Pessoal - O Sucesso é Ser Feliz

 O Sucesso é Ser Feliz

Encontrei este livro por acaso em meio a uma faxina no escritório onde trabalho, não tinha dono, então tomei a liberdade de levá-lo comigo. O deixei guardado um tempo, pois essas leituras de "auto-ajuda" não me atraem. Pensei: "quem sabe um dia eu o leia". Então, terminei outro livro e fiquei sem opções, decidi que daria uma chance a esse tipo de leitura e comecei. Confesso que me surpreendi logo no primeiro capítulo. Pude me identificar com grande parte do livro, pude me conhecer um pouquinho mais, descobrir onde estou errando ao buscar a felicidade. 
Vivemos em um mundo que não pára, tudo acontece rapidamente, muita pressão em todos os setores da vida, muita correria, muitas frustrações, desilusões e cobranças... Vivemos para trabalhar, trabalhamos para ganhar dinheiro e ganhamos dinheiro para pagar as contas, é um ciclo vicioso que nos leva a esquecer o mais importante que é viver. A felicidade é feita de momentos felizes, momentos prazerosos que muitas vezes não aproveitamos porque não conseguimos nos livrar das cobranças e pressões do dia a dia. Pequenos gestos como um telefonema para saber se alguém que amamos está bem, um bom dia são o suficiente para nos tornarmos mais felizes, pequenas atitudes durante esse dia a dia tenso é o início de uma transformação. Trabalha-se tanto para ser bem sucedido, ter respeito e statos, chega-se ao fim da vida com tudo isso conquistado, porém infelizes e arrependidos de não ter vivido mais os pequenos momentos que trazem a verdadeira felicidade.
Shinyashiki detalha o perfil de cada tipo de pessoa, como ela age, seus medos e traumas, suas frustrações e ensina como cada perfil pode começar a transformação.
É uma leitura com a qual não estou habituada, mas vale a pena conhecer-se um pouco melhor. 

Autor: Roberto Shinyashiki         
Editora: Gente
Categoria: Literatura Nacional / Desenvolvimento Pessoal
Páginas: 198

6 de out. de 2016

Romance - O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray

Um romance escrito em 1890 que conta a história de um jovem inglês, Dorian Gray, que entrega sua inocência e doçura aos prazeres da luxúria e da soberba.  Com a ajuda de um amigo pintor e de outro influenciador, descobre o narcisismo. Encantado por sua beleza, até então, despercebida, pintada na tela de um quadro, Dorian vende, sem saber a sua alma em troca daquela beleza eterna.

Sua personalidade muda, seus atos e pecados transformam a pintura, mas o mantém jovem e belo. Perturbado por aquela bizarra degradação de sua beleza na pintura, Dorian entende o que se passa, desesperado, precisa desfazer o pacto ou algo que acabe com o peso da culpa.




O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Martin Claret
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 248

30 de jun. de 2016

Geografia/História - Tutâncamon

Tutancâmon - A Verdade por Trás do Maior Mistério da Arqueologia

Este livro conta a história da maior descoberta arqueológica do Egito, a escavação da tumba de Tutancâmon, o jovem faraó que governou o Egito com aproximadamente 10 anos de idade e morreu ao 18 anos.
Em uma expedição financiada pelo Quinto Conde de Carnavon (George Edward Stanhope Melyneux Herbert), que começou em 1909. A partir daí a exploração ao Vale dos Reis no Egito deu origem a uma busca incansável pela múmia e pelos tesouros do faraó mais jovem da história. O primeiro sinal de que a tumba de Tutancâmon teria sido encontrada depois de anos de busca, veio no dia 04/11/1922, quando os operários que trabalhavam na remoção dos escombros de um determinado sítio, descobriram um degrau a um metro abaixo no solo onde trabalhavam. Imediatamente Haward Carter, quem liderava as buscas e era financiado pelo Conde Carvavon foi avisado e em seguida descobriram mais 12 degraus que levava a uma porta lacrada e aparentemente intacta. Porém, verificou-se posteriormente, conforme os trabalhos de escavação prosseguia, que as portas, tanto a de entrada, quanto a da anti-câmera e das demais dependências da tumba estavam com vestígios de arrombamento por ladrões da antiguidade e posteriormente lacrada por operários também da antiguidade. Apesar disso, constatou-se que o tesouro e a múmia estavam intactos, pois os buracos feitos pelos ladrões, não eram grandes o suficiente para se carregar grandes objetos.
A partir da descoberta, questões políticas atrapalharam o processo de abertura oficial da tumba e retirada do tesouro. Houve uma desconfiança de que Carter, Conde Carnavon e sua filha que estavam presentes no momento da descoberta, haviam entrado clandestinamente na anti-câmera e espiado o tesouro, sem a permissão e a presença dos órgãos competentes. Este fato foi confirmado em relatos registrados em diários dos envolvidos.
A abertura oficial da tumba foi em 16 de fevereiro de 1923. Após a abertura oficial, muitas histórias surgiram com relação a maldições que atingiram parte das pessoas envolvidas na descoberta da tumba, inclusive Conde Carnavon que morreu em 05 de abril de 1923 em circunstâncias estranhas, que coincidiram com fatos também estranhos que ocorreram tanto na mesma noite da morte do Conde, quanto dias e anos depois com outros personagens.
Jogos políticos e de interesse, atravancaram a evolução da retirada do tesouro da tumba, atrasando em 10 anos esse processo de esvaziamento total e catalogação das relíquias. 
O livro nos conta que em determinado momento das escavações, as coisas ficaram mais difíceis quanto a permissão para continuarem com os trabalhos e neste momento Carter ameaçou os responsáveis pelo aval com a afirmação de que tinha em mãos papiros encontrados com o tesouro de Tutancâmon que se revelado, poderia mudar a história que conhecemos sobre o Êxodo bíblico, o que mudaria tudo no Egito. Imediatamente Carter conseguiu o que queria, a liberação para continuar as escavações e finalizar os trabalhos e nunca mais se tocou no assunto dos papiros, os quais nunca foram vistos e que até os dias de hoje não há provas de que eles existam. Este fato nos leva a segunda parte do livro, uma investigação sobre o relato do Êxodo, para se tentar descobrir o que Carter quis dizer com a ameaça. São levantadas questões sobre Moisés e sua linhagem, a descendência do povo de Israel, o período em que o Êxodo ocorreu, quem era realmente o faraó daquela época, a localização do monte Sinai. Uma investigação baseada em estudos dos sítios pesquisados pelos arqueólogos e historiadores, estudos das artes da época que cada estilo remete a um período específico em que cada faraó governou, a adoração de Deuses diversos que condiz com cada estilo de governo da antiguidade. 
O que os autores tentam "provar" nesta obra é que apesar da falta de registros e provas, o episódio do Êxodo pode ter ocorrido não no governo de Ramsés e sim no de Tutancâmon ou de outro faraó o que mudaria a história que conhecemos da peregrinação do povo Israelita. E que se os misteriosos papiros existem, este pode ser o segredo que há registrado neles.

Autor: Andrew Collins e Chris Ogilvie Herald
Editora: Landscape
Categoria: Literatura Estrangeira / História
Páginas: 425

3 de jun. de 2016

Infanto Juvenil - O Pequeno Príncipe

 O Pequeno Príncipe

Esta história começa com o narrador descrevendo suas lembranças de quando tinha 6 anos de idade e fala da dificuldade que os adultos tinham em entender seus desenhos, sendo obrigado assim a deixar de lado a carreira artística pela falta de criatividade dos adultos, então tornou-se aviador. Em uma de suas viagens, seu avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe. Conforme a história segue, o aviador descobre que o menino vive no asteroide B-612, e que possui uma rosa com quem conversa, três vulcões, sendo um deles extinto, e que o principezinho assiste a quarenta e três pôr-do-sol para divertir-se ou quando se sente triste.
O autor conta um pouco de sua história, de como são as crianças e de como são as pessoas grandes, descobre como o principezinho havia chegado ao deserto. Essa narrativa, leva o leitor por uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e encontrando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de tudo.
Um livro feito para crianças que deu aos adultos uma lição sobre o que realmente é importante, sobre olhar as coisas com o coração.



Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Escala
Categoria: Literatura Estrangeira / Infanto Juvenil
Páginas: 93

Policial - Dexter - A Mão Esquerda de Deus

 Dexter - A Mão Esquerda de Deus

Dexter Morgan é aparentemente um homem comum. Educado, charmoso, misterioso e bem humorado. Por trás deste personagem que ele se esforça para interpretar constantemente, está um homem que carrega um passageiro das trevas. Com um passado ainda nebuloso, confuso para Dexter, vem uma necessidade incomum, algo que nasceu dentro dele, e que não pode controlar... Ele precisa matar!
Com a ajuda de seu pai adotivo, Dexter aprendeu a controlar esse impulso, a canalizar essa fúria e conviver em sociedade quase como um ser humano normal. Levando a sério o código de seu pai, de não matar inocentes, Dexter foca sua concentração em eliminar apenas aqueles que são uma ameaça a sociedade, estupradores, assassinos, pedófilo....
Sua vida é uma constante interpretação. Dexter não se considera humano, não possui qualquer sentimento humano e não tem nada a perder, a não ser Deborah, sua irmã de criação, que é a única pessoa que ele poderia amar se tivesse sentimentos.
Trabalhando na polícia de Miami como perito em borrifos de sangue, Dexter tem o disfarce mais que perfeito, até que um assassino em série surge desafiando-o, provocando-o e o convidando a participar. Alguém que o observa, o conhece e sabe do seu segredo. Dexter se sente atraído pelos métodos utilizados por seu novo amigo misterioso. Confuso e encantado ao mesmo tempo com a oportunidade única de compartilhar algo que só alguém como ele compreenderia, ele deverá fazer uma escolha.
                                                                                                                 
Autor: Jef Lindsay
Editora: Planeta
Categoria: Literatura Estrangeira / Policial
Páginas: 272

Primeiro livro da série de oito, que deu origem a série de TV - DEXTER

19 de mai. de 2016

Romance Policial - Arquivo X - Bastidores I

Arquivo X - Bastidores I

Para os fãs da série de TV Arquivo X, exibida de 1993 a 2002 na FOX e que chegou a 09 temporadas, este livro fala sobre a trajetória do criador, a apresentação deste projeto a FOX, a produção de um episódio piloto que acabou virando sucesso na TV e dando origem a novos episódios que alcançaram 09 anos de histórias sinistras que mexiam com a imaginação dos fãs. Neste livro temos descrições dos principais episódios das duas primeiras temporadas, detalhes técnicos, lista de atores que participaram de cada episódio, sinopses e curiosidades sobre cenas, inspirações, maquiagens, cenários e tudo o que os verdadeiros fãs querem saber, incluindo ainda curiosidades pessoais de cada personagem principal da série.
Este é o primeiro livro dos bastidores de Arquivo X que deu origem a outras publicações das demais temporadas.
A série Arquivo X foi encerrada em 2002, ganhando 14 anos depois a 10ª temporada que conta com 06 episódios.

Autor: Brian Lowry
Editora: Mercuryo
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance Policial
Página: 279

6 de mai. de 2016

Geografia e História - Os Desaparecidos - A procura de 6 em 6 milhões vítimas do Holocausto

Os Desparecidos
A procura de 6 em 6 milhões de vítimas do Holocausto


Este livro conta como Daniel Mendelsohn, durantes muitos anos de pesquisas, de viagens e muita força de vontade, consegue desvendar a misteriosa história de seis pessoas de sua família que desapareceram no holocausto. Vindo de uma família judia, Mendelsohn cresceu nos Estados Unidos ouvindo histórias sobre seu tio Shimiel, esposa e quatro filhas que foram mortos pelos nazistas. Nas reuniões familiares, Mendelshon sempre emocionava a todos por sua semelhança física com Shimiel. Intrigado com as histórias, sempre vagas e desencontradas contadas por seu avô, Mendelsohn decide ir em busca de uma resposta definitiva sobre que aconteceu com essas pessoas; onde viviam, quando e em quais circunstâncias seu tio, tia e primas morreram nas mãos dos nazistas. A pesquisa se torna uma obsessão, cheia de frustrações, informações secundárias, documentos reunidos, depoimentos de familiares e viagens em busca de pessoas que sobreviveram à guerra e que possam ter conhecido a família de Shimiel. Em sua jornada, Daniel encontra pessoas e histórias incríveis de sobrevivência, contadas em detalhes por aqueles que, cada qual a sua maneira conseguiu escapar do holocausto, mas que perderam se não todos, quase todos os seus familiares. Seus tios e primas viviam em uma cidade da Ucrânia chamada Bolechow e de todos os habitantes na época, apenas 48 judeus sobreviveram, dentre esses sobreviventes, Daniel encontrou-se com alguns deles, e conheceu suas histórias, medos, lembranças, famílias e com cada um com quem conversava algo importante era descoberto sobre as seis pessoas pelas quais ele buscava informações e finalmente encontrou algumas respostas com as quais foi possível escrever este livro.

Autor: Daniel Mendelsohn                                                            
Editora: Casa da Palavra
Categoria: Literatura Estrangeira / História
Páginas: 512


15 de jan. de 2016

Ficção Científica - The Walking Dead - Invasão

The Walking Dead - Invasão

Sabemos que no universo de The Walking Dead, a luta pela sobrevivência é infinita. Os mortos-vivos são uma ameaça constante com a qual os sobreviventes deste apocalipse tem de lidar o tempo todo, porém, esta ameaça é simples perto da ameaça humana. Proteger-se e proteger o pouco que lhes restam de outro vivos é o verdadeiro terror que assola um mundo abandonado por Deus.
Woodbury sempre foi  disputada desde o início dos eventos pós -apocalipse. Já foi liderada por um tirano, foi retomada e conquistada por uma líder sonhadora e esperançosa, foi destruída por um maluco religioso com ideologias insanas de salvação e redenção, que usava o nome de Deus para cometer assassinatos em massa. Este mesmo líder religioso, ganancioso e perigoso psicopata também cobiça Woodbury, agora tomada por zumbis por suas próprias ações anteriores. Lilly e os antigos moradores de Woodbury escaparam dos planos do Reverendo Jeremiah e sobrevivem agora escondidos nos antigos túneis enterrados sob os arredores de Woodbury. A disputa por esse oásis em meio ao caos continua. Com um plano ainda mais diabólico para vingar-se de Lilly, Jeremiah fará o que for preciso para acabar com ela e liderar Woodbury. Usando a palavra de Deus e seus talentos de oratória, Jeremiah conquistará novos seguidores e a sua congregação será a maior de todos os tempos dentro deste cenário para que ele possa realizar seus planos macabros.

Assim como na HQ e na série de TV, descobri que também nos livros de The Walking Dead nunca devemos nos apegar a um personagem. :(

Autor: Jay Bonansinga e Robert Kirkman
Editora: Galera
Categoria: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Páginas: 308